A eleição sindical é um procedimento corriqueiro nos sindicatos. Nesse contexto, é fundamental entender o funcionamento desse pleito para que você possa conduzir o processo eleitoral de maneira acertada e segura, garantindo mais credibilidade para as eleições.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos quem pode concorrer e votar nos pleitos sindicais. Além disso, forneceremos dicas que te ajudarão a conduzir a eleição de maneira correta. Continue conosco!
Quem pode concorrer à eleição sindical?
De acordo com o Artigo 529 do Decreto Lei nº 5.452, para ser candidato na eleição sindical é necessário que o associado cumpra os seguintes requisitos:
- ter mais de 18 anos;
- estar com os direitos sindicais em dia;
- ter mais de seis meses de inscrição no Quadro Social e mais de 2 (dois) anos de exercício da atividade ou da profissão (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.080, 11.10.1945).
Quem pode votar em eleição sindical?
Não há muitos segredos em relação a essa pergunta. Para votar na eleição sindical basta ter 18 anos, ser associado e estar com os direitos sindicais em dia e também ter mais de seis meses de inscrição no Quadro Social e mais de 2 (dois) anos de exercício da atividade ou da profissão (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.080, 11.10.1945).
Quantos votos são necessários para ser considerado eleito?
Nas eleições sindicais para os cargos de diretoria e do conselho fiscal do sindicato, é eleito o candidato que alcançar o maior número de votos em relação aos concorrentes. Desse modo, a chapa vencedora não precisa necessariamente ter mais de 50% dos votos válidos para ser eleita.
Como conduzir o processo eleitoral?
A condução do processo eleitoral é fundamental para que toda a eleição sindical transcorra da melhor forma possível. Por esse motivo, forneceremos dicas que te ajudarão a conduzir as eleições na sequência do conteúdo.
Conhecer o estatuto
O primeiro passo para conduzir o processo eleitoral é conhecer o estatuto do sindicato de sua categoria. O documento conta com um amplo conjunto de diretrizes que ajudam a eleição a transcorrer de forma legítima e segura.
Escolher a comissão eleitoral
A escolha da comissão eleitoral é outro passo essencial na eleição sindical. As pessoas escolhidas acompanharão todo o processo do pleito e verão os resultados da eleição sindical.
Escolher uma data conveniente a todos
Por fim, é fundamental escolher uma data da eleição que seja conveniente a todos. Desse modo, mais pessoas poderão votar na eleição sindical, contribuindo para dar mais legitimidade e credibilidade ao pleito.
Qual a importância de contar com a tecnologia na eleição sindical?
As ferramentas tecnológicas, como a plataforma Assembleias Virtuais, são fundamentais para a eleição sindical. Por meio desse sistema torna-se possível fazer a votação on-line de forma segura.
Além disso, a tecnologia contribui para garantir agilidade no processo eleitoral. Isso porque, os votos são apurados de forma rápida e segura. Vale destacar ainda que a apuração é feita automaticamente, garantindo eficiência no processo.
Com as novas tecnologias, não será necessário utilizar células de papel na votação, pois todo o procedimento será feito em uma ferramenta automatizada.
Como é possível perceber, a eleição sindical é um processo frequente nos sindicatos. Nesse contexto, é fundamental buscar a compreensão desse processo para que você possa conduzi-lo de maneira acertada. Além disso, contar com as ferramentas tecnológicas é fundamental, pois essa questão contribui para otimizar a segurança do pleito.
Este conteúdo no qual destacamos como funciona e o que é preciso para que aconteça a eleição sindical foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos informativos sobre o tema. Estamos no Instagram, LinkedIn e no Facebook.