A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo prevenir doenças e acidentes de trabalho. Para instituí-la, é preciso passar por um processo de votação. É aí que entra a eleição da CIPA online.

A comissão é composta por representantes do empregador e dos empregados. O número de membros depende da quantidade de colaboradores que a empresa tem. Entretanto, a CIPA deve ter uma composição paritária, ou seja, a quantidade de integrantes não pode ser ímpar.

Quer entender sobre o processo eleitoral de CIPA online? Então, continue a leitura deste artigo!

Como funciona o processo eleitoral da CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes deve ser composta por representantes dos empregados e do empregador. A quantidade de membros da comissão vai depender do número de colaboradores no estabelecimento, e os integrantes são escolhidos por meio do voto secreto.

O empregador é quem convoca as eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA. O prazo mínimo é de 60 dias antes do término do mandato vigente. A organização deve comunicar, antecipadamente, o início do processo eleitoral ao sindicato da categoria. Essa comunicação pode ser feita por meio eletrônico com confirmação de entrega.

O presidente e o vice da CIPA constituirão dentre seus membros a comissão eleitoral. Ela será responsável pela organização e acompanhamento do processo. Em estabelecimentos onde ainda não houver uma CIPA formada, a comissão eleitoral será constituída pela organização.

A NR-5 estipula condições para o processo de eleição, como:

  • voto secreto;
  • realização da eleição em dia normal de trabalho;
  • publicação e divulgação da relação dos empregados inscritos;
  • liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento;
  • garantia de emprego até a eleição para todos os empregados inscritos;
  • inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição é de 15 dias corridos;
  • realização da eleição no prazo mínimo de 30 dias antes do término do mandato atual da CIPA, quando houver;
  • publicação e divulgação de edital de convocação da eleição e abertura de prazos para inscrição de candidatos;
  • apuração dos votos em horário normal de trabalho, com acompanhamento de representantes da organização e dos empregados;
  • organização da eleição por meio de processo que garanta tanto a segurança do sistema quanto a confidencialidade e a precisão dos registros dos votos.

A votação de CIPA online é um processo mais ágil e seguro, além de econômico e flexível.

Quais as diferenças entre a votação da CIPA online e presencial?

A votação da CIPA pode ser realizada tanto presencialmente, quanto online. O primeiro formato é lento e demanda muito esforço, visto que os votos são registrados por meio de cédulas de votação em papel.

Para declarar o processo concluído, é preciso garantir que 50% dos colaboradores da empresa registrem o seu voto. Além disso, toda a contagem é feita manualmente. Dependendo da quantidade de votantes, essa etapa gasta muitas horas.

a votação da CIPA online dá mais praticidade ao colaborador e a quem precisa acompanhar o processo. Toda a etapa de inscrição pode ser feita de forma online e a comissão eleitoral é informada eletronicamente.

Para votar, os colaboradores receberão um login e uma senha para acessarem a página. Por fim, basta escolher o candidato e votar. Caso opte, logo após a votação on-line, o comprovante será enviado por e-mail.

Quais são as vantagens da votação de CIPA online?

As vantagens de votar a CIPA online são:

1. É um processo seguro

A votação online é criptografada para proteger informações e fazer a computação dos votos de forma eficiente e segura.

2. A apuração de votos é ágil

A votação da CIPA online permite um acompanhamento em tempo real dos resultados. Assim que é finalizada, a apuração já fica pronta imediatamente.

3. Centraliza todas as informações

Todas as informações do processo são armazenadas em um único lugar. Ao final da votação, elas podem ser extraídas em arquivos PDF para arquivamento.

Como viu, a votação de CIPA online é muito mais ágil e segura, sem muita burocracia. A plataforma Assembleias Virtuais realiza esse processo em conformidade com a NR-5, e oferece vantagens como: 

  • hospedagem nos servidores do Google;
  • documentos gerados com certificado digital;
  • criptografia e anonimização dos dados nas votações;
  • registro de data, hora e IP do equipamento usado para voto;
  • conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD.

A plataforma também oferece mais economia, legitimidade e flexibilidade, principalmente para empresas que trabalham no regime híbrido. Além disso, as eleições de CIPA realizadas pela Plataforma Assembleias Virtuais sempre passaram dos 70% de quórum. 

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir a gente nas redes sociais e ter acesso a conteúdos exclusivos. Estamos no Instagram, no LinkedIn e no Facebook!

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Em que podemos ajudar você?